Conheça as principais especialidades e áreas da Fisioterapia
As áreas da Fisioterapia estão entre as que mais atraem estudantes que se interessam pelo segmento da saúde. Entre os motivos, estão a abrangente possibilidade de atuação no mercado de trabalho e a capacidade de especialização.
Pensando nisso, e pra você conhecer as possibilidades dentro da Fisioterapia, a gente elencou as principais especialidades que você pode apostar na sua carreira profissional. Não deixe de conferir o conteúdo!
Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Fisioterapia no nosso Guia de Carreiras.

Fisioterapia Esportiva
A Fisioterapia Esportiva, em linhas gerais, tem como objetivo tratar e também prevenir eventuais lesões causadas em decorrência da atividade esportiva. Por exemplo, aquelas provocadas pelo desgaste do tecido muscular e das articulações.
O papel do fisioterapeuta, nesses casos, será o de proporcionar a melhor recuperação ao atleta, realizando os exames e procedimentos necessários pra que ele retorne às atividades. O profissional também pode atuar na prevenção dessas lesões, preparando o indivíduo pra práticas esportivas futuras.

Fisioterapia do Trabalho
Se você se pergunta o que fazer depois da faculdade, a Fisioterapia do Trabalho pode ser um caminho. Cada vez mais, as empresas se atentam pra importância de garantir a saúde física da equipe, evitando doenças ocupacionais.
Isso não apenas pra reduzir afastamentos, mas também pra promover o bem estar dos trabalhadores. Nesse sentido, o profissional assume o papel de atuar preventivamente, conhecendo os riscos aos quais os colaboradores estão expostos e desenvolvendo atividades adequadas pra evitar lesões e outros acidentes.
O fisioterapeuta, do mesmo modo, pode ficar responsável por reinserir trabalhadores anteriormente afastados por esses problemas, identificando as condições em que esses colaboradores poderão retornar.

Fisioterapia Ortopédica
Entre as áreas da Fisioterapia que vale a pena investir, também está a Traumato-Ortopedia. Esse é um dos tipos de especialização mais buscados e tem como objetivo investigar, prevenir e tratar fraturas, traumas, rompimentos e lesões.
O profissional, nesse sentido, atua diretamente nas disfunções e guia o melhor processo de reabilitação junto ao paciente.
Essa é uma área que está sempre em alta. Isso porque há grande demanda por profissionais qualificados pro acompanhamento de clientes, desde as fases de prevenção até procedimentos pós-cirúrgicos.

Fisioterapia Respiratória
Por fim, vale destacar a Fisioterapia Respiratória. Essa é uma especialidade que visa prevenir e tratar diversos problemas que podem acometer o sistema respiratório. Nesse sentido, a gente pode destacar disfunções comuns, como:
- asma;
- insuficiência respiratória;
- bronquite.
O fisioterapeuta poderá atuar, por exemplo, em hospitais, clínicas e até domicílios, realizando exercícios que auxiliam no fortalecimento pulmonar, na liberação de vias respiratórias e no fornecimento de oxigênio pro organismo do paciente.
Sem dúvidas, o curso de Fisioterapia pode abrir grandes portas pro mercado de trabalho. O profissional que deseja consolidar carreira em especialidades determinadas, por outro lado, não pode esgotar seus estudos na graduação.
Diante da competitividade do mercado, é fundamental ter um planejamento de carreira e buscar uma Pós-Graduação nas áreas da Fisioterapia de modo a ter destaque no mercado de trabalho e alcançar bom retorno profissional em longo prazo.
E então? Gostou do conteúdo? Se você se identificou com alguma das especialidades, não deixe de se inscrever na Pós-Graduação Online da Pós Descomplica e investir no seu futuro profissional!