• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça agora os principais prós e contras de aprender pela internet!

É fácil dizer qual é a principal característica da sociedade atual: as relações digitais. A cibercultura transformou tudo na vida da gente, e com a educação não foi diferente. Hoje, a aprendizagem online é um dos meios mais eficazes de instrução.

E a pandemia da Covid-19 só fez acelerar o processo de transformação do sistema de ensino. Graças ao isolamento físico, tanto o trabalho quanto a educação precisaram encontrar novas saídas. Mas quais são os prós e contras disso?

Neste artigo, você vai conferir as principais vantagens e desvantagens da aprendizagem online. Quer descobrir do que você vai rir e chorar quando começar a estudar pela internet? Então, continue a leitura!

Quais são as principais vantagens da aprendizagem online?

Quais são as principais vantagens da aprendizagem online?

Na boa, aprender pela internet é sensacional. Nunca a humanidade teve tanta oportunidade de se desenvolver intelectualmente como na era digital. 

Dá pra dizer que, pra educação, a popularização do ensino online foi uma revolução. Veja só estas vantagens!

Liberdade geográfica

Sem sombra de dúvidas, a principal vantagem da aprendizagem online é a superação dos limites geográficos. Isso significa que você pode estudar a partir de qualquer lugar que permita o acesso à internet.

Assim, não importa se você está no mesmo território que seus professores ou, imagina só, na órbita da Terra, em uma estação espacial!

Quando você aprende pela internet, não há razão pra perder uma aula. Portanto, com organização e vontade, você pode viver viajando sem deixar de lado sua formação intelectual e profissional.

Flexibilidade de tempo

Outro ponto pro digital é a facilidade que quem estuda tem pra organizar seus próprios horários. Como a infraestrutura é muito mais barata no ensino online, as instituições podem oferecer aos estudantes diversos meios de acesso às aulas.

Seja a partir de aulas gravadas ou por uma grade flexível, com vários professores disponíveis, a aprendizagem online garante a quem estuda a oportunidade de conciliar os estudos à rotina, seja ela qual e como for.

Praticidade

Poucas pessoas sabem o que é ter que ir até uma biblioteca, procurar livros de determinado assunto, investir horas buscando esclarecimento sobre algo pra finalmente chegar a alguma boa conclusão no desenvolvimento de um estudo.

Há pelo menos duas décadas, a internet agrega um gigantesco acervo literário na rede. Mas hoje, como se fosse a coisa mais simples do mundo, você faz uma pergunta ao Google, e a assistente responde exatamente aquilo que você queria saber.

Embora esse tipo de coisa já fosse aprendizagem online antes da popularização da educação digital, o ensino a distância só melhorou as condições do acesso à informação, principalmente pra estudantes universitários. 

Agora, existe uma infinidade de recursos pra estudo e pesquisa, e a maioria deles é possível acessar com um smartphone, como:

  • ebooks;
  • artigos científicos;
  • videoaulas;
  • filmes e documentários;
  • aplicativos;
  • dicionários;
  • enciclopédias;
  • grupos de discussão, e muito mais.

Economia

Imagina quanto tempo e dinheiro alguém precisava investir pra aprender alguma coisa antes da popularização da internet. Só o fato de ter que se deslocar pra estudar o básico já implicava em um estilo de vida muito mais rigoroso.

É óbvio que nem todo mundo tinha as condições necessárias pra garantir um desenvolvimento intelectual adequado. Aprender custa, mas nunca foi tão barato quanto agora, graças à aprendizagem online.

Quais são as principais desvantagens da aprendizagem online?

Quais são as principais desvantagens da aprendizagem online?

Verdade seja dita, vantagem ou desvantagem é sempre uma questão de relatividade. Com vontade e criatividade, toda e qualquer desvantagem pode ser reinterpretada de maneira objetiva pra revelar oportunidades únicas quando a gente quer fazer algo acontecer.

Mas, pra todos os efeitos, a sociedade tem um jeito comum de trabalhar as questões do dia a dia. 

Por isso, como hoje a realidade digital é algo que afeta praticamente todas as pessoas do planeta, a seguir, a gente vai destacar as principais desvantagens da aprendizagem digital em um mundo de necessidades comuns. Dá só uma olhada.

Interatividade limitada

Ainda que a internet facilite a formação de grupos de estudo, é verdade que isso não é igual à interatividade de pessoas cara a cara, conversando na presença uma da outra. 

É claro que nada impede que as pessoas que se reúnem na internet marquem encontros presenciais pra potencializar ainda mais os seus estudos.

Porém, isso não é tão fácil quando o curso congrega estudantes de várias partes do país ou, por que não, do mundo. 

Além disso, mesmo que as plataformas de comunicação já permitam uma dinâmica de trocas muito mais ativas, isso ainda não substitui a oportunidade de compartilhar um mesmo ambiente com colegas e professores.

Tendência à procrastinação

O isolamento físico, por conta da pandemia, acelerou a transformação digital, o que foi positivo, mas também trouxe inúmeros desafios pra sociedade. 

Vários profissionais que ainda não tinham tido experiência de trabalho exclusivamente home office passaram a ter que lidar com o paradigma de viver e trabalhar no mesmo espaço.

Um dos efeitos colaterais dessa configuração de rotina é a tendência à procrastinação, e o mesmo vale pra aprendizagem online.

Estudar em casa pede um pouco mais de disciplina do que as pessoas estão geralmente acostumadas. Quando a gente tem alguém cobrando resultados, por mais desagradável que seja, isso costuma sustentar um grau maior de responsabilidade.

Por outro lado, se você é a única pessoa responsável por planejar a ordem das suas atividades, é fácil dar uma escapadinha pras redes sociais ou Netflix e deixar aquela tarefa pra mais tarde.

Influência do meio

Talvez este fato, somado ao anterior, seja o grande calcanhar de Aquiles da aprendizagem online. Na verdade, a aprendizagem online não tem nada a ver com isso, e esse é o verdadeiro problema.

Se fosse possível garantir um ambiente exclusivo pros estudos quando a gente se matricula em uma formação online, nem que fosse um ambiente psicológico, isso tornaria o modelo de ensino digital insuperável diante das alternativas.

Mas só você pode garantir esse ambiente. Portanto, sem a determinação pra preparar rigorosamente seu momento de estudar, tudo é motivo de distração:

  • alguém que te chama;
  • uma mensagem que chega;
  • a geladeira te convidando pra um lanchinho;
  • a casa que precisa de uma faxina etc.

Contudo, apesar desses detalhes, no saldo geral é difícil encontrar quem se oponha: o ensino digital é a melhor alternativa pra quem busca uma formação de qualidade, acessível, com praticidade e que garante uma rotina harmoniosa.

Além disso, tem aquilo que a gente já falou: tudo depende da vontade de fazer algo acontecer. Isso é suficiente pra revelar que o que parece desvantagem guarda, em si, a semente de uma oportunidade.

Curtiu conhecer os prós e os contras da aprendizagem online? Então, chegou a hora de pôr isso à prova. Vem conhecer os cursos que a Pós Descomplica tem pra você e alcance o sucesso profissional dos seus sonhos!