• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Ambiente de trabalho saudável: conheça 4 dicas e pratique hoje mesmo!

Hoje em dia, promover um ambiente de trabalho saudável deve ser prioridade pras empresas, afinal, é onde passamos a maior parte do nosso tempo.

Ter esse cuidado significa reforçar o bem-estar físico e emocional da equipe, com isso, há mais motivação e produtividade.

Essa boa prática vai se refletir tanto nos resultados quanto na conquista de vantagens competitivas da organização, por isso, a gente separou 4 dicas valiosas que vão te ajudar a criar o espaço ideal pro trabalho. Anote!

ambiente de trabalho saudável – mesas de escritório vazias

1. Cuide do espaço físico

Antes de mais nada, é preciso investir na estrutura do ambiente. Isso porque, um local saudável começa pelo espaço físico. Não há como trabalhar bem em um lugar bagunçado ou desconfortável, concorda?

Por isso, tenha atenção aos seguintes fatores:

  • ergonomia — os móveis devem ser confortáveis e facilitar as atividades;
  • ventilação e climatização — o espaço deve ser bem arejado e com temperatura amena;
  • iluminação — penumbra ou claridade em excesso dificultam a realização de tarefas;
  • decoração — o layout utilizado também é um fator importante pra sensação de bem-estar;
  • disposição dos móveis — as estações de trabalho devem ficar a uma distância que permita a interação entre os colaboradores, mas, ao mesmo tempo, que preserva a privacidade de cada um;
  • organização — quanto maior for a organização, maior confiança e credibilidade a empresa passa. Além disso, aumenta a otimização de todas as atividades;
  • equipamentos — ou seja, verifique se todos os dispositivos da empresa estão funcionando corretamente.
ambiente de trabalho saudável – pessoas conversando no ambiente de trabalho

2. Mantenha uma boa comunicação

Uma boa comunicação é essencial em qualquer tipo de relacionamento. Dessa forma, não seria diferente no local de trabalho, não é verdade? Por esse motivo, incentive o diálogo e a boa convivência entre os colaboradores.

Desse modo, a maior parte dos problemas podem ser resolvidos de forma rápida e prática pra que não se tornem maiores, afinal, a maioria dos conflitos e desentendimentos surgem por falhas na comunicação.

Então, promova a livre expressão das ideias e estimule a empatia entre todos da equipe.

Com relação ao gestor, é preciso que esteja sempre aberto ao diálogo, porém, como não é possível estar disponível o tempo todo, a solução é definir um canal e horário pra isso.

ambiente de trabalho saudável – pessoas dando as mãos por cima da mesa na reunião

3. Ofereça benefícios

Uma das coisas que as pessoas mais desejam é reconhecimento no ambiente de trabalho. Isso dá mais motivação e ajuda no engajamento dos colaboradores.

Acredite, há várias formas de fazer isso, mas aí vão alguns exemplos:

  • oferecer plano de saúde e odontológico;
  • vale-alimentação;
  • parcerias com descontos em academias e outros estabelecimentos comerciais;
  • participação nos lucros da empresa.
ambiente de trabalho saudável – pessoa em reunião online com outra

4. Invista na capacitação de sua equipe

Outra forma muito eficaz pra ter um ambiente de trabalho saudável é incentivar a qualificação dos colaboradores, afinal, não ter expectativa de crescimento no emprego é realmente desmotivador.

Apostar nisso tem duas consequências: o desenvolvimento do próprio negócio e a retenção de talentos. Portanto, invista em treinamentos e cursos EaD e feche parcerias com faculdades. 

Enfim, criar um ambiente de trabalho saudável é de extrema importância pra qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, além disso, também é a chave pra alcançar resultados cada vez melhores.

Com as dicas deste post, você já pode traçar um planejamento excelente e transformar o seu espaço em um ambiente de trabalho saudável! 

Lembra que uma das dicas foi sobre investir na capacitação? Que tal embarcar nessa? Vem com a gente, escolha sua área de interesse e estude conforme sua rotina!