• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

8 livros sobre liderança que você precisa conhecer

Você pode ter o desejo de ser um líder ou, se já tiver conquistado essa posição, querer melhorar sempre. Com o objetivo de transformar gestores e empreendedores em líderes exponenciais, é essencial conhecer alguns livros sobre liderança. Se quer boas dicas, aqui é o lugar!

Livros sobre liderança têm diversas funções, incluindo as de inspirar, motivar e desenvolver habilidades necessárias aos bons gestores. É imprescindível escolher algumas obras e, depois, adotar algumas práticas e dividir esse conhecimento com colegas de trabalho ou profissionais que você conheça.

Dá uma olhada nas nossas dicas e veja livros sobre liderança imperdíveis!

8 livros sobre liderança que valem a pena ler

1. 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey)

Stephen Covey é um dos autores mais influentes no mundo dos negócios. Neste livro sobre liderança, ele foca em aspectos bastante eficazes para estimular profissionais a melhorarem seu desempenho

Esses hábitos listados por ele ajudam a mudar o que não funciona e investir no que melhora suas habilidades como líder. O autor também ajuda a aprimorar sua personalidade, criar objetivos alcançáveis, atuar melhor em equipe e se renovar de maneira contínua para chegar onde deseja.

2. 21 leis irrefutáveis da liderança (John Maxwell)

Exercitar a liderança é algo fundamental, seja no trabalho ou fora dele. Equilibrar o conhecimento teórico com as demandas do mundo real é um dos principais desafios dos líderes e, nesta obra, John Maxwell ajuda profissionais a desenvolverem técnicas próprias de atuação e melhorar as suas práticas de liderança.

Essas leis podem facilmente ser aplicadas no dia a dia. Com uma linguagem simples e convincente, o autor da obra tornou-se um dos maiores especialistas na formação de novos líderes.

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Empresas são feitas de pessoas, certo? Pensando nisso, Dale Carnegie escreveu um dos melhores livros de relacionamentos interpessoais (e foi lançado em 1936!).

Embora tenha quase um século de vida, esse livro sobre liderança é muito atual. Seus conceitos e ensinamentos ajudam profissionais a lidarem com pessoas e influenciá-las de forma positiva

4. Gestão da emoção (Augusto Cury)

Bons profissionais não são feitos apenas de um bom currículo e conhecimento. A inteligência emocional é uma habilidade cada vez mais buscada nos líderes, que conseguem melhorar consideravelmente seu desempenho e reverter situações de crise com ela.

Neste livro, Cury mostra técnicas para que os leitores administrem melhor suas emoções e se equilibrem para enfrentar demandas profissionais, desafios e situações de crise e estresse.

5. Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração (Ed Catmull e Amy Wallace)

Todo mundo só fala de inovação, percebeu? Empresas, pessoas, marcas, produtos… Tudo precisa estar em constante processo de inovação. Entretanto, nem sempre é simples levá-la ao mundo dos negócios. 

Neste livro sobre liderança, o CEO da produtora Pixar Animation, e amigo de Steve Jobs, Ed Catmull, apresenta os melhores caminhos para que os líderes se tornem ainda mais criativos no livro “Criatividade S.A”.

Quem pretende implementar a cultura da inovação em seu ambiente de trabalho precisa ler esta obra!

6. Um novo jeito de trabalhar (Laszlo Bock)

Neste livro, o vice-presidente de RH do Google, Laszlo Bock, revela esse novo jeito de trabalhar, indicando como os líderes podem motivar e reter talentos, promover a criatividade, gerar satisfação e elevar o desempenho de seus colaboradores.

Vale lembrar que o Google integrou por sete anos a lista mundial da revista Fortune como uma das “melhores empresas para se trabalhar”. Sua forma de “pensar fora da caixa” virou case de sucesso para inspirar muitas empresas e líderes.

7. O Gestor Eficaz (Peter Drucker)

Neste livro, Peter Drucker apresenta os novos cenários experimentados por líderes e dá dicas sobre como lidar com eles de maneira prática.

Lançado pela primeira vez no Brasil em 1990, com o título “O Gerente Eficaz”, o livro retornou às prateleiras em uma nova e revista edição, fundamental para quem pretende desenvolver suas habilidades de liderança. 

8. A Arte da Guerra (Sun Tzu)

Escrito no século IV a.C., este livro mostra conceitos sobre estratégia militar que podem ser aplicados ao mundo dos negócios.

Não acredita? A obra, atemporal, ensina muito a profissionais de várias áreas, pois aborda temas como posicionamento e segmentação – algo bastante importante nas áreas de marketing, publicidade ou administrativa.

Como se tornar um bom líder

Atualmente, líderes que desejam aprimorar suas habilidades como gestores têm cursos como ferramentas de evolução.

Pensando nisso, o Descomplica oferece o curso livre de Liderança e Gestão de Pessoas, além do Liderança 4.0. São cursos totalmente online, com rápida duração e emissão de certificado ao final.

Além disso, você poderá acessar o conteúdo por um ano após sua contratação, além de utilizar exercícios e conteúdos de apoio exclusivos.

Confira os cursos de Liderança do Descomplica e veja como evoluir na carreira!