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7 Sinais para ficar atento antes de aceitar aquela oferta de trabalho

escrito por Revelo

Se deparar com uma oferta de trabalho interessante, mas ficar com receio de alguns detalhes antes, durante ou depois da entrevista é, com certeza, uma das situações mais comuns na vida de quem já participou, participa ou participará de entrevistas de emprego. Muito provavelmente, você mesmo já se viu em alguma dessas situações.

Talvez essa oferta de trabalho ofereça um bom salário, uma função que você almeja e um desafio do tamanho ideal, mas alguns alarmes soam no seu radar ao investigar melhor a empresa, o anúncio de vaga e o ambiente organizacional. Então você se pergunta: será que devo aceitar?

Para responder, é melhor pensar no longo prazo e saber exatamente onde você está pisando antes de tomar qualquer decisão. Para te ajudar nesta tarefa, o Descomplica Pós-Graduação em parceria com a Revelo traz este post com dicas valiosas que vão guiá-lo em suas futuras ofertas de trabalho.

Oferta de trabalho: atenção a estes 7 sinais

A gente sabe que não é tão fácil assim receber uma boa oferta de trabalho. Combinar as suas capacidades com a necessidade de uma empresa requer paciência, preparo e por último, mas não menos importante, sabedoria do que se espera do mercado. Não podemos negar que o salário realmente pesa na decisão, mas também não podemos nos ater somente a ele neste momento. Então, veja sete sinais de alerta para qualquer vaga e oferta de trabalho:

1. Descrição confusa da vaga

Este é, sem dúvida, o primeiro ponto que merece sua atenção. Já ficou com a sensação de que independentemente da quantidade de vezes que você lê a descrição de determinada vaga, o escopo de trabalho nunca fica mais compreensível? Se você não sabe exatamente as funções e demandas daquele trabalho, é porque, muito provavelmente, a empresa também não tem certeza do quanto precisará de você.

Essa imprecisão pode, no melhor dos casos, significar apenas um desleixo, mas também pode ser um sinal de problemas maiores, como desorganização estrutural da empresa, uma ocasional sobrecarga de funções ou até mesmo o deslocamento do colaborador para áreas distantes de suas habilidades e capacidades.

2. Pressa da empresa para ocupar uma função

Embora a urgência da contratação nem sempre tenha um caráter negativo, vale a pena considerá-la com calma. Imagine-se na seguinte situação: você se candidata a uma vaga e minutos depois recebe um e- mail perguntando se você pode se deslocar no mesmo dia para outra cidade para a entrevista de emprego. Agora imagine-se nesta outra: Durante a primeira conversa telefônica, você fica sabendo que já está contratado e que precisa sair correndo do emprego no qual se encontra no momento.

É claro que não estamos aqui para te fazer desistir de alguma vaga caso seja aceito nessas condições, mas estas são, sem dúvida, situações em que precisamos ficar alertas. Essa pressa pode significar algumas coisas, como, por exemplo, falta de planejamento, alta rotatividade de funcionários e até mesmo demandas grandes demais para a capacidade organizacional.

Por causa disto, a nossa dica é: antes de dizer “sim”, tente visualizar todos esses riscos e pergunte! Muitos candidatos deixam de fazer perguntas por receio ou medo de serem mal interpretados, mas se o mais interessado pela vaga é você, este posicionamento é mais do que bem visto.

3. Ambiente inadequado

Como você sabe, o ambiente de trabalho é muito importante para a satisfação e para a motivação no dia a dia, afinal, é um dos lugares em que você passará a maioria das suas horas. Por causa disso, se você é recebido em um escritório com gritaria, desordem, sujeira, bagunça e caos, é melhor tomar cuidado.

4. Cargas de trabalho excessivas

Manter a produtividade em alta e se dedicar ao máximo a projetos importantes para a empresa pode ser extremamente recompensador, mas quando o seu entrevistador se gaba do fato de seus funcionários sempre cumprirem horas extras ou cargas elevadas de trabalho, desconfie. Cedo ou tarde, todo mundo percebe que negligenciar a vida pessoal e se focar apenas no trabalho não é o melhor caminho. Então, se o gestor do negócio ainda acha que a vida de todos os funcionários deve girar em torno da empresa, você pode ter certeza que tem um problema à vista.

5. Falta de respeito ao funcionário

Imagine ouvir, em uma entrevista, que “mulher não pode ser chefe”, ou qualquer outro tipo de discriminação, comentário preconceituoso e ofensivo. Mais do que oferecer um salário competitivo, a empresa também tem de mostrar que trata seus funcionários com respeito e igualdade. Presenciar esse tipo de atitude requer um posicionamento, ainda mais por sabermos que, muito provavelmente, ele não se trata de um caso isolado, mas uma conduta recorrente na empresa e, nesse caso, você deve pensar duas vezes antes de aceitar trabalhar neste ambiente.

6. Salário abaixo da realidade do mercado

O gestor diz que a empresa está crescendo muito, mas o salário oferecido não é bom e não há compensação em benefícios, jornada mais flexível ou sequer um regime de home office ocasional? Nestas condições, ainda no momento da entrevista, desconfie da promessa de que o futuro será melhor, pois existe uma grande chance de que a empresa não valoriza sua equipe e que, em um lugar assim, você terá enorme dificuldade para crescer ou atingir seus objetivos como profissional.

7. Salário muito mais alto do que a média

Não é que não devemos ser otimistas, mas é sempre bom ficar atento quando uma proposta parecer boa demais para ser verdade, pois, às vezes, um salário muito mais alto do que a média do mercado de trabalho serve para encobrir uma série de fatores aos quais a empresa não quer que você preste atenção.

Não é que não devemos ser otimistas, mas é sempre bom ficar atento quando uma proposta parecer boa demais para ser verdade, pois, às vezes, um salário muito mais alto do que a média do mercado serve para encobrir uma série de fatores aos quais a empresa não quer que você preste atenção.

Sinais positivos em uma oferta de trabalho

Da mesma maneira em que existem empresas despreparadas para o momento, existem as que respeitam os candidatos e apostam em uma relação mais justa e transparente. Quanto mais positiva for a cultura da empresa, maior a probabilidade de você se sentir valorizado e útil e quando o bem-estar da equipe é uma preocupação real dos gestores, o ambiente de trabalho se torna muito melhor. Agora que já te ajudamos a identificar os sinais negativos em uma oferta de trabalho ou em uma empresa, que tal conhecer o lado positivo dessa equação?

Aqui vão alguns sinais que indicam que você pode estar no lugar certo:

  • Alto índice de candidatos para a vaga;
  • Benefícios realmente interessantes (além de plano de saúde) ;
  • Baixa rotatividade de empregados;
  • Funcionários de bom humor;
  • Diversidade expressa na equipe de colaboradores Preocupação com o equilíbrio na quantidade de homens e mulheres nos mais variados cargos;
  • Equipe em sintonia;
  • Boa organização de prazos, tarefas e escritório;
  • Processo seletivo bem delineado e estruturado;
  • Clareza na condução da seleção;
  • Precisão na divulgação da vaga;
  • Ações sociais praticadas pela empresa;
  • Salário condizente com a função e com o mercado de trabalho.

Identificou todos ou muitos desses sinais na oferta de trabalho? Então sorria: esse pode ser o seu próximo emprego. Encontrar ofertas de trabalho relevantes não é fácil, mas, com o uso da tecnologia, você pode encurtar essa distância até o seu próximo emprego.

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Parece bom demais para ser verdade? Quanto a esses sinais, pode ficar tranquilo!