• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 dicas e como pagar a faculdade de Ciências Contábeis e estagiar na área

É bastante comum que um estagiário use parte (ou todo) o seu salário para pagar a faculdade. Quem pretende cursar Ciências Contábeis e conseguir um estágio remunerado tem, sim, ótimas condições de pagar o curso com seu próprio trabalho.

Quando começa a estagiar, o aluno de Ciências Contábeis tem atribuições que envolvem toda a rotina da área contábil, fazendo com que ele tenha mais experiência e conhecimento da profissão. Alguns chegam a ser efetivados após a experiência, sabia?

Quer saber como pagar a faculdade de Ciências Contábeis e estagiar na área? O Descomplica te dá o caminho!

O que faz um estagiário de Ciências Contábeis

O estagiário de contabilidade conhece toda a rotina da área contábil de uma empresa ou escritório. Por isso, algumas de suas atribuições básicas envolvem ajudar na classificação contábil, nos lançamentos contábeis, escrituração de livro caixa e na elaboração de guias.

Outras funções do estagiário podem incluir:

  • Burocracia de abertura, fechamento e alteração contratual das empresas;
  • Análises contábeis;
  • Seguros;
  • Impostos a recolher de retenções de terceiros;
  • Encargos trabalhistas;
  • Confirmação de operações cambiais com corretoras de valores e bancos;
  • processamento de lançamentos contábeis da própria área e de outras áreas da empresa;
  • Consulta e levantamento de documentação física para consultas diversas;
  • Atendimento a auditorias, perícias e fiscalizações;
  • Organização de arquivo, etc.

Todos os estágios em Ciências Contábeis são remunerados e o valor depende da empresa, seu porte, atribuições do estudante, entre outros quesitos. Entretanto, o aluno que deseja pagar a faculdade de Contabilidade com seu estágio pode, sim, fazer isso a partir do primeiro ano de faculdade.

Para ter bom desempenho na carreira, ele precisa estar cursando a graduação, que pode ser online, e gostar de cálculos matemáticos, ser organizado e possuir conhecimentos nas técnicas e procedimentos em serviços gerais de contabilidade.

Como funciona o curso de Ciências Contábeis

A graduação em Ciências forma profissionais atentos à situação econômica e financeira do Brasil e do mundo. Para tanto, eles compreendam as regras internacionais da contabilidade antes de entrar no mercado de trabalho.

Assuntos como Administração, Direito, Economia, Estatística, Matemática e Métodos quantitativos são abordados no início do curso, que depois se profunda na profissão falando sobre temas como Auditoria, Controladoria, Finanças, Gestão Contábil, Patrimônio e Perícias. 

Quando o aluno chega à parte prática do curso, realiza atividades complementares, definidas de acordo com cada instituição, e o estágio remunerado supervisionado. 

Durante os quatro anos de graduação do curso de Ciências Contábeis, o aluno pode estagiar na área e pagar sua faculdade com esse recurso. 

Se você quer pagar a faculdade de Contabilidade com estágio, a gente te dá algumas dicas!

1. Mapeie as competências mais importantes de um estagiário

Você precisa entender o que o mercado e trabalho espera de um estagiário de Contabilidade. Ao se preparar desde cedo, fica mais qualificado e tem mais chances de conseguir uma vaga, podendo até ser efetivado.

Adapte-se a mudanças com rapidez. Tenha boa vontade e capacidade de negociação para ouvir colegas e chefes sem perder a calma. É preciso, ainda, comprometimento com a vaga, mesmo que seja apenas um estágio. Lembre-se de que você está sendo observado constantemente.

2. Seja comunicativo(a)

Um candidato a uma vaga de estágio precisa se expressar de forma correta. Domine a Língua Portuguesa padrão e converse com as pessoas com tranquilidade, demonstrando que está pronto para a vaga. 

3. Foque nas boas experiências

Coloque o foco de seu trabalho nas experiências que mostrem seu potencial profissional e facilidade para trabalhar em equipe. 

Trabalhos voluntários podem rechear seu currículo e ainda são muito bem vistos no mercado. As empresas valorizam muito quem gosta de trabalhar em conjunto e tem vontade de ajudar. 

4. Prepare um bom currículo

Se você deseja pagar sua faculdade com estágio, o currículo é peça-chave para conseguir a vaga. É preciso inserir as seguintes informações:

  • Dados pessoais (nome, endereço, telefone e e-mail);
  • Grau de escolaridade;
  • Cursos realizados que tenham relação com a vaga pretendida;
  • Objetivos de estagiar na empresa;
  • Conhecimento em línguas estrangeiras.

Ah, e não se esqueça de caprichar no português! Sem erros, hein!

5. Use as redes sociais a seu favor

Muitas empresas acompanham a postura de futuros colaboradores nas redes sociais. Então, use esse recurso para mostrar ações que possam agradar aos recrutadores, mostrando projetos na faculdade, ações de voluntariado, etc.

Seja responsável nas redes sociais para demonstrar que você possui maturidade e comprometimento para a vaga.

A Faculdade Descomplica é o lugar ideal para quem busca um curso de Ciências Contábeis online top no mercado! Somos reconhecidos pelo MEC com nota máxima! Se liga no precinho e na grade curricular da graduação e faça já sua matrícula!

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Ciências Contábeis no nosso Guia de Carreiras.