Simule seu resultado no Sisu 2018 com o Sisumetro!

Use o seu resultado do Enem 2017 e descubra as suas chances de aprovação no curso e universidade dos seus sonhos!

Comece agora!

Sobre a ferramenta

O Sisu é coisa séria, e é preciso saber direitinho todas as regras e as melhores estratégias para conseguir sua vaga. O Descomplica não te deixa na mão e traz um simulador de aprovação para que você não perca nenhuma chance. É de graça, e você pode usar quantas vezes quiser! Veja como funciona:

  • 01
    Complete seu perfil
    Use suas notas reais do Enem 2017 e complete suas informações de cadastro; é tudo confidencial, fique tranquilo.
  • 02
    Escolha seu curso e modalidade
    Escolha o estado, curso e modalidade: nós vamos te mostrar quais suas chances de aprovação baseadas nas notas de corte do Sisu 2017.
  • 03
    Desenhe sua estratégia de inscrição
    Navegue pelos conteúdos abaixo para saber todas as regras do Sisu, e não perca o Guia Definitivo de Inscrição, com os melhores macetes e estratégias para aumentar suas chances de aprovação!

Dúvidas frequentes

1.
Qual a diferença entre a primeira e a segunda opção de curso do Sisu?

A primeira opção é o curso e universidade que você mais quer – simples assim! Mas também é importante pensar de maneira estratégia na hora do Sisu: se você não estiver com sorte e sua nota final for muito inferior às notas de corte parciais da sua primeira opção, melhor tentar algum curso para o qual você tenha alguma chance de ser aprovado. Assim, mesmo que não seja aprovado na primeira chamada da primeira opção, pode tentar a lista de espera!

Já a segunda opção é um plano B mais seguro. Isso quer dizer que ela deve ser um curso para o qual você tenha todas as chances de passar. Assim, se a primeira opção não der certo, pelo menos você garante uma vaguinha na segunda opção. E se você for aprovado na sua segunda opção, ainda dá para participar da lista de espera para a primeira!

2.
Existe uma nota mínima para participar do Sisu?

Depende. Desde a edição do Sisu de 2017, as instituições passaram a ter mais autonomia e flexibilidade para usar a nota do Enem no processo seletivo. Assim, as universidades que fazem parte do Sisu podem exigir uma nota mínima para cada prova, área do conhecimento e/ou para uma média.

3.
Quem pode concorrer a uma vaga no Sisu usando a Lei de Cotas?

Os candidatos do Sisu que podem participar da modalidade de concorrência voltada para Lei de Cotas são aqueles que:

  • Tem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas
  • São autodeclarados negros, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas
  • Independente da renda, cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.
  • São autodeclarados negros, pardos ou indígenas que, independente da renda, cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas