Questão 51 da prova azul do primeiro dia do Enem 2024

A valsa vienense é a mais antiga das danças de salão tradicional. É dançada desde a Idade Média, quando os pares davam voltas pelo salão realizando giros em
torno de si mesmos em postura fechada. Pelo fato de ser dançada aos pares em contato íntimo, a valsa encantava a sociedade medieval, como também sofria proibições por infringir os “bons costumes”. Originária das danças campestres e folclóricas, no século XVI, a aristocracia francesa abandonou a valsa por sua estreita relação com a cultura plebeia, retomando-a posteriormente.

FRANCO, N.; FERREIRA, N. Evolução da dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema. Repertório, n. 26, 2016 (adaptado).

A expressão cultural descrita no texto foi rejeitada no início da Idade Moderna por congregar

  1. traços advindos da feitiçaria nórdica.
  2. práticas inspiradas em rituais pagãos.
  3. regras decorrentes do período renascentista.
  4. compassos produzidos em territórios colonizados.
  5. elementos provenientes de segmentos populares.

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

62 54 67

Comentário da questão

O texto explica que a valsa vienense, embora se tornasse popular e tradicional, teve origem em danças campestres e folclóricas, ou seja, era uma manifestação cultural associada às camadas populares. No século XVI, a aristocracia rejeitou a valsa por sua conexão com a cultura popular, considerada inadequada para a nobreza da época, que criava seus códigos de conduta e reafirmava a sua superioridade.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)