Questão 46 da prova azul do primeiro dia do Enem 2024

TEXTO I
Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a cidade de Valparaíso, na costa chilena. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 112 quilômetros.

Terremoto de magnitude 5,9 atinge Valparaíso, no Chile.
Disponível em: www.cnnbrasil.com.br.
Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO II
Um tremor de terra de magnitude 4,8 foi registrado no município de Atalaia do Norte, no interior do estado do Amazonas. O abalo é de magnitude considerada mediana para os níveis do Brasil. Os eventos dessa região costumam ser resultado das atividades da placa de Nazca.

Tremor de terra de magnitude 4,8 é registrado no interior do
Amazonas. Disponível em: https://g1.globo.com.
Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO III
Moradores usaram as redes sociais para relatar tremores de terra no interior de São Paulo. As atividades foram registradas nas cidades de Júlio Mesquita e Guaimbê e tiveram magnitude 3,0 na escala Richter, o que é considerado pequeno e sem previsão de danos.

Moradores do interior de SP relatam tremores de terra.
Disponível em: https://noticias.r7.com.
Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

As diferenças entre os eventos geológicos relatados decorrem de distintas posições geográficas das cidades em relação a:

  1. Planícies costeiras.
  2. Bacias continentais.
  3. Zonas de subducção.
  4. Áreas de denudação.
  5. Vertentes escarpadas.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

53 80 87

Comentário da questão

Os três textos relatam terremotos em diferentes regiões, com intensidade variada. A alternativa correta é a C porque os eventos relatados estão relacionados às zonas de subducção (mergulho da placa), onde ocorre o encontro entre placas tectônicas, como no caso do Chile, mencionado no Texto I. Essa região é famosa pela intensa atividade sísmica devido ao movimento da placa de Nazca em direção à placa Sul-Americana, causando terremotos frequentes e de alta magnitude. No Brasil, mesmo sem estar em uma zona de subducção, os tremores ocorrem por causa da propagação dessas ondas sísmicas lá na zona de falha até o Acre e por incrível que pareça São paulo. Por causa dessas longas distâncias percorridas pelas ondas sísmicas os tremores são menores. Importante destacar também que os tremores de terra no Brasil podem ocorrer por acomodação de blocos e antigas falhas geológicas no território brasileiro.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)