Questão 91 da prova azul do segundo dia do Enem 2021

No cultivo por hidroponia, são utilizados soluções nutritivas contendo macronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo hidropônico.

LENZI, E; FAVERO, L. O. B; LUCHESE, E. B. Introdução à química da água: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado).

Para correção do pH da solução nutritiva preparada, esse produtor pode empregar uma solução de

Comentário da questão

A composição de referência deve apresentar várias substâncias em diferentes concentrações. Além disso, a faixa de pH deve ser entre 5,5 e 6,5. Entretanto, uma solução nutritiva preparada apresenta um pH igual a 4,3. 

O comando quer saber qual solução deve ser utilizada para corrigir o pH. Como a solução está com um pH mais baixo que o de referência, devemos utilizar algum composto de característica básica para que o pH aumente. Sendo assim, entre as opções temos o hidróxido de potássio que é uma base forte. 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

95 133 101 0

Assunto