Questão 106 da prova azul do segundo dia do Enem 2021

A icterícia, popularmente conhecida por amarelão, é uma patologia frequente em recém-nascidos. Um bebê com icterícia não consegue metabolizar e excretar de forma eficiente a bilirrubina. Com isso, o acúmulo dessa substância deixa-o com a pele amarelada. A fototerapia é um tratamento de icterícia neonatal, que consiste na irradiação de luz no bebê. Na presença de luz, a bilirrubina é convertida no seu isômero lumirrubina que, por ser mais solúvel em água, é excretada pela bile ou pela urina. A imagem ilustra o que ocorre nesse tratamento.

 

MOREIRA, M. et. al. O recém-nascido de alto risco: teoria e prática do cuidar [on-line]. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004 (adaptado).

Na fototerapia, a luz provoca a conversão de bilirrubina no seu isômero

  1. ótico
  2. funcional
  3. de cadeia
  4. de posição
  5. geométrico

Comentário da questão

Analisando a estrutura da Bilirrubina é possível observar uma região que apresenta uma cadeia aberta. Já na Lumirrubina é possível ver a mesma parte que uma cadeia fechada agora. Sendo assim, a isomeria é de cadeia.

 

OBS: É possível que haja uma alteração. Visto que na Bilirrubina nós apresentamos a função amina e na Lumirrubina a função imina.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

125 103 109 0

Assunto