Questão 120 da prova azul do segundo dia do Enem 2021

No outono, as folhas de árvores mudam de cor, de verde para tons de amarelo, castanho, laranja e vermelho. A cor de verde das folhas deve-se ao pigmento clorofila. Nas plantas de folhas caducas, a produção de clorofila diminui e o tom verde desvanece, permitindo assim que outros pigmentos, como o caroteno, de coloração amarelo-alaranjado, e a antocianina, de tons avermelhados, passem a dominar a tonalidade das folhas. A coloração observada se dá em função da interação desses pigmentos com a radiação solar.

Conforme apresentado no espectro de absorção, as moléculas de clorofila absorvem a radiação solar nas regiões do azul e do vermelho, assim a luz refletida pelas folhas tem falta desses dois tons e as vemos na cor verde. Já as antocianinas absorvem a luz desde o azul até o verde. Nesse caso, a luz refletida pelas folhas que contêm antocianinas aparece conforme as cores complementares, ou seja, vermelho-alaranjado.

Disponível em: https://vidauniversoydemas.wordpress.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado)

Em qual faixa do espectro visível os carotenos absorvem majoritariamente?

  1. Entre o violeta e o azul.
  2. Entre o azul e o verde.
  3. Entre o verde e o amarelo.
  4. Entre o amarelo e o laranja.
  5. Entre o laranja e o vermelho.

Comentário da questão

Comentário: O texto apresentava a explicação do fato da clorofila refletir a cor verde e mostrava a ideia de cores complementares. 

 

Pelo fato dos carotenos refletirem uma coloração amarelo-alaranjado, logo, as cores absorvidas não possuem esses tons no seu espectro, sendo assim, a faixa absorvida está entre o espectro violeta e o azul. 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

121 115 105 0

Assunto