Questão 62 da prova azul do primeiro dia do Enem 2021

Constatou-se uma ínfima inserção da indústria brasileira nas novas tecnologias ancoradas na microeletrônica, capazes de acarretar elevação da produtividade nacional de forma sustentada. Os motores do crescimento nacional, há décadas, são os grupos relacionados a commodities agroindustriais e à indústria representativa do antigo padrão fordista de produção, esta última também limitada pela baixa potencialidade futura de desencadear inovações tecnológicas capazes de proporcionar elevação sustentada da produtividade.

AREND, M. A industrialização do Brasil antes a nova divisão internacional do trabalho. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2015 (adaptado).

Um efeito desse cenário para a sociedade brasileira tem sido o (a)

  1. barateamento da cesta básica.
  2. retorno à estatização econômica.
  3. ampliação do poder de consumo.
  4. subordinação aos fluxos globais.
  5. incentivo à política de modernização.

Comentário da questão

O texto destaca a maior importância da agroindústria e antigos padrões industriais na economia brasileira e critica como a inserção de novas tecnologias na indústria do país foi ínfima. Esse cenário cria uma dependência da economia nacional aos fluxos globais, isto é, a economia fica subjugada, por exemplo, aos ciclos de alta e baixa das commodities. 

 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

52 67 56 0

Assunto