Questão 50 da prova azul do primeiro dia do Enem 2021

TEXTO I

Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 12 out.2019 (adaptado).

TEXTO II

Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. É mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.

KALEDZI, I.; SOUZA, G. Disponivel em: www.dw.com. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):

  1. Exercício pleno da cidadania.
  2. Divisão internacional do trabalho.
  3. Gestão empresarial do toyotismo.
  4. Concepção sustentável da economia.
  5. Protecionismo alfandegário dos Estados.

Comentário da questão

Gabarito: B
Comentário: O texto aborda a produção de E-Waste (lixo eletrônico) e a exportação desse lixo para outros países mais pobres, como forma de fugir da obrigatoriedade de reciclagem nos países desenvolvidos. A diferente inserção dos países na Nova D.I.T (Divisão Internacional do Trabalho) faz com que nações como Gana seja receptora de produtos que funcionam como matéria prima, não relacionado à produção, mas ao reuso de partes valiosas do lixo dos países desenvolvidos.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

75 82 71 0

Assunto