Questão 68 da prova azul do primeiro dia do Enem 2021

O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Essse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.

CAPIBERIBE, A.; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).

A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito

  1. enfraquecer as formas de militância política.
  2. abalar a identidade de povos tradicionais.
  3. inserir as comunidades no mercado global.
  4. distanciar os grupos de culturas locais.
  5. angariar o apoio de segmentos étnicos externos.

Comentário da questão

O texto aborda a estratégia de mobilização pela internet adotada pelos Guaranis Pyelito-Kue frente a negação dos seus direitos de permanência em suas terras. Ao utilizarem as redes sociais, o grupo busca o apoio de outros setores e segmentos da sociedade, a nível nacional e internacional.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

62 59 48 0

Assunto