Questão 53 da prova azul do primeiro dia do Enem 2021

Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e
chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.

GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia?
João Pessoa: Editora Universitária, 2009.

A destacar expressões e vivências populares do
cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da
diversidade regional:

  1. Alianças afetivas conectadas a ritual matrimonial. B Práticas místicas associadas a patrimônio cultural. © Manifestações teatrais atreladas a imaginário político. d Narrativas filmicas relacionadas às intempéries climáticas. © Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.
  2. Práticas místicas associadas a patrimônio cultural. Manifestações teatrais atreladas a imaginário político. d Narrativas filmicas relacionadas às intempéries climáticas. © Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.
  3. Manifestações teatrais atreladas a imaginário político.
  4. Narrativas filmicas relacionadas às intempéries climáticas.
  5. Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.

Comentário da questão

Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

78 85 74 0

Assunto