Questão 114

Nos dias atuais, o amplo uso de objetos de plástico gera bastante lixo, que muitas vezes é eliminado pela população por meio da queima. Esse procedimento é prejudicial ao meio ambiente por lançar substâncias poluentes. Para constatar esse problema, um estudante analisou a decomposição térmica do policloreto de vinila (PVC), um tipo de plástico, cuja estrutura é representada na figura.

Para realizar esse experimento, o estudante colocou uma amostra de filme de PVC em um tubo de ensaio e o aqueceu, promovendo a decomposição térmica. Houve a liberação majoritária de um gás diatômico heteronuclear que foi recolhido em um recipiente acoplado ao tubo de ensaio. Esse gás, quando borbulhado em solução alcalina diluída contendo indicador ácido-base, alterou a cor da solução. Além disso, em contato com uma solução aquosa de carbonato de sódio (Na2CO3), liberou gás carbônico.

Qual foi o gás liberado majoritariamente na decomposição térmica desse tipo de plástico?

  1. H2
  2. Cl2
  3. CO
  4. CO2
  5. HCl

Comentário da questão

 Questão que dava as características da espécie liberada após a decomposição do PVC. A espécie liberada era um gás diatômico e heteronuclear,ou seja, formada por dois átomos diferentes. Além disso, esse gás era capaz de neutralizar uma solução alcalina e reagir com Na2CO3. Para neutralizar uma solução alcalina nós precisamos de uma substância ácida. O que levaria o candidato a marcar a opção contendo o cloreto de hidrogênio (HCl), visto que, ele é um ácido e satisfaz todas as características citadas.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

100 127 123 0

Assunto