Questão 78

A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente em veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.

KI-ZERBO, J. A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org,). História geral da África, I: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.

De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)

  1. transmissão dos saberes acumulados.
  2. expansão da propriedade individual.
  3. ruptura da disciplina hierárquica.
  4. surgimento dos laços familiares.
  5. rejeição de práticas exógenas.

Comentário da questão

Comentário de Filosofia: A compreensão de uma cultura através de pinturas rupestres garante a transmissão do legado de povos ancestrais para a contemporaneidade.

Comentário de História: Em sociedades formadas por tradições orais e audiovisuais, a transmissão de conhecimento e a educação costumam ser formadas através da produção de imagens, como no caso referenciado pelo texto, que destaca a produção artística como forma de transmissão de conhecimentos.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

54 67 57 0

Assunto