Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Na semana passada, os alunos do colégio do meu filho se mobilizaram, através do Twitter, para não comprarem na cantina da escola naquele dia, pois acharam o preço do pão de queijo abusivo São adolescentes. Quase senhores das novas tecnologias, transitam nas redes sociais, varrem o mundo através dos teclados dos celulares, iPads e se organizam para fazer um movimento pacífico de não comprar lanches por um dia. Foi parar na TV e em muitas páginas da internet.

 

GOMES, A. A revolução silenciosa e o Impacto na sociedade das
redes sociais. Disponível em: www. hsm.com.br.
Acesso em: 31 jul. 2012

 

O texto aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação, especificamente o uso de redes sociais. Muito se debate acerca dos benefícios e malefícios do uso desses recursos e, nesse sentido, o texto

  1. aborda a discriminação que as redes sociais sofrem de outros meios de comunicação.
  2. mostra que as reivindicações feitas nas redes sociais não têm impacto fora da internet.
  3. expõe a possibilidade de as redes sociais favorecem comportamentos e manifestações violentos dos adolescentes que nela se relacionam.
  4. trata as redes sociais como modo de agregar e empoderar grupos de pessoas, que se unem em prol de causas próprias ou de mudanças sociais.
  5. evidencia que as redes sociais são usadas inadequadamente pelos adolescentes, que, imaturos, não utilizam a ferramenta como forma de mudança social.

Comentário da questão

O texto aborda sobre como adolescentes se mobilizaram contra o preço do pão de queijo na cantina da escola. Assim, acerca dos benefícios das redes sociais, destaca-se que elas possuem o objetivo de empoderar grupos de pessoas que se unem em prol de mudanças sociais. 

 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

37 18 33

Assunto