Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 38

Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA, J. A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999 (adaptado).

Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa

  1. justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura.
  2. incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial.
  3. seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal.
  4. promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura.
  5. construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.

Comentário da questão

Impende ressaltar que, geralmente, histórias são impressas em livros que são feitos de papel. Tudo isso aliado a uma empresa de papel que associa a sua propaganda uma foto de floresta nos leva a concluir que a exploração de matéria-prima é consciente e sustentável. Há o claro compromisso com o reflorestamento.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

41 12 28 0

Assunto