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Questão 28

A lavadeira começou a viver como uma serviçal que impõe respeito e não mais como escrava. Mas essa regalia súbita foi efêmera. Meus irmãos, nos frequentes deslizes que adulteravam este novo relacionamento, eram dardejados pelo olhar severo de Emilie; eles nunca suportaram de bom grado que uma índia passasse a comer na mesa da sala, usando os mesmos talheres e pratos, e comprimindo com os lábios o mesmo cristal dos copos e a mesma porcelana das xícaras de café. Uma espécie de asco e repulsa tingia-lhes o rosto, já não comiam com a mesma saciedade e recusavam-se a elogiar os pastéis de picadinho de carneiro, os folheados de nata e tâmara, e o arroz com amêndoas, dourado, exalando um cheiro de cebola tostada. Aquela mulher, sentada e muda, com o rosto rastreado de rugas, era capaz de tirar o sabor e o odor dos alimentos e de suprimir a voz e o gesto como se o seu silêncio ou a sua presença que era só silêncio impedisse o outro de viver.

HATOUM, M. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

Ao apresentar uma situação de tensão em família, o narrador destila, nesse fragmento, uma percepção das relações humanas e sociais demarcada pelo

  1. predomínio dos estigmas de classe e de raça sobre a intimidade da convivência.
  2. discurso da manutenção de uma ética doméstica contra a subversão dos valores.
  3. desejo de superação do passado de escassez em prol do presente de abastança.
  4. sentimento de insubordinação à autoridade representada pela matriarca da família.
  5. rancor com a ingratidão e a hipocrisia geradas pelas mudanças nas regras da casa.

Comentário da questão

A origem da lavadeira, para os irmãos, inviabilizaria a presença dela à mesa, junto aos que pertencem ao segmento social superior.

 

Equipe Descomplica
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Gabarito da questão

Opção A

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Assunto