Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 107

Dados compilados por Jeremy Jackson, do Instituto Scripps de Oceanografia (EUA), mostram que o declínio de 90% dos indivíduos de 11 espécies de tubarões do Atlântico Norte, causado pelo escesso de pesca, fez com que a população de uma arraia. normalmente devorada por eles, explodisse para 40 milhões de indivíduos. Doce vingança: essa horda de arraias é capaz de devorar 840 mil toneladas de moluscos por ano, o que provavelmente explica o colapso da antes lucrativa pesca de mariscos na Baía de Chesapeake (EUA).

Lopes, R. J. Nós, o asteróide. Revista Unesp Ciência, abr. 2010. Disponível em: https://issuu.com. Acesso em: 9 maio 2017 (adaptado).

Qual das figuras representa a variação do tamanho populacional de tubarões, arraias e moluscos no Atlântico Norte, a partir do momento em que a pesca de tubarões foi iniciada (tempo zero)?

Comentário da questão

Formando a cadeia alimentar, temos: Moluscos → Arraia → Tubarões. O declínio dos tubarões (predador), promove o crescimento em número das arraias. Esse crescimento é ocorre a partir do maior consumo das presas, moluscos. Desse modo, haverá redução de moluscos e de tubarões, com o aumento de arraias. (cadeia alimentar, presa, predador, predatismo, desequilíbrio ecológico).

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

133 124 113 0

Assunto

Cadeia e Teia Alimentar