Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 66

A segurança alimentar perseguida por cada agrupamento humano ao longo da história passa a depender atualmente de algumas poucas corporações multinacionais que passam a deter uma posição privilegiada nas novas relações sociais e de poder. Essa concentração de dependência no ano de 2001 se aplica a cada um dos quatro principais grãos — trigo, arroz, milho e soja, — de forma que cerca de 90% da alimentação da população mundial procede de apenas 15 espécies de plantas e de 8 espécies de animais.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).

Uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é o(a)

  1. estímulo à mecanização rural.
  2. ampliação de áreas de plantio.
  3. incentivo à produção orgânica.
  4. manutenção da estrutura fundiária.
  5. formalização do trabalhador do campo.

Comentário da questão

A segurança alimentar refere-se à implementação de medidas que visam evitar o que ocorreu na Primeira Guerra Mundial, a falta de alimentos e alimentos contaminados com metais pesados. A questão aponta então, que grande parte da produção alimentícia, fruto do cruzamento de espécies, se concentra sob o domínio de poucas corporações que detêm também a tecnologia necessária para tal objetivo. Neste sentido, a única opção que diverge do contexto apresentado é a produção orgânica, que é apontada por essas corporações como uma produção que não assegura a segurança alimentar no sentido anteriormente apresentado.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

50 88 46 0

Assunto

Agricultura Mundial

Sistemas agrícolas