Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 44

“Orgulho de ser nordestino”: esse é o lema de uma das torcidas organizadas do Ceará — a Cangaceiros Alvinegros — que retrata bem qual o sentimento dos torcedores desse clube, um dos mais expressivos do Nordeste. Há entre os torcedores aqueles que torcem apenas para o Ceará e aqueles que torcem por um time do Sudeste também. Estes são denominados de “torcedores mistos”, e estamos definindo aqui como pertencentes ao campo da bifiliação clubística.
Em geral, a bifiliação clubística permite que torcedores se engajem aos times do Rio de Janeiro, por exemplo, sobretudo pela histórica projeção política e posteriormente midiática da então capital do Brasil. Contudo, no interior da Cangaceiros Alvinegros, sustenta-se a autoafirmação como nordestinos, rechaçando aqueles que deixam de torcer pelo time local para se apegarem aos clubes mais distantes. Ao serem questionados sobre como encaravam a bifiliação, um dos diretores da Cangaceiros foi enfático ao afirmar: “Você já viu algum paulista ou carioca torcer pra time do Nordeste? Então por que eu vou torcer pra time do Sul?”.

CAMPOS, F.; TOLEDO, L. H. O Brasil na arquibancada: notas sobre a sociabilidade torcedora. Revista USP, n. 99, set.-out.-nov. 2013 (adaptado).

O texto apresenta duas práticas distintas de filiação aos clubes de futebol. Nesse contexto, o significado expressado pelo lema “Orgulho de ser nordestino” representa o(a)

  1. apreço pela manutenção das tradições nordestinas por meio da bifiliação clubística.
  2. aliança entre torcidas dos clubes do Sudeste e Nordeste por meio da bifiliação clubística.
  3. orgulho dos torcedores do Ceará por torcerem para um dos clubes mais expressivos do Nordeste.
  4. envaidecimento dos torcedores do Ceará por enfrentarem clubes do Sudeste em condições de igualdade.
  5. resistência de torcedores dos clubes nordestinos à tendência de bifiliação clubística com clubes do Sudeste.

Comentário da questão

A resistência apresentada é uma forma de reafirmar o regionalismo nordestino, fato que não é ressaltado na atualidade, devido ao processo histórico do Brasil. (interpretação, regionalismo, nordeste, futebol).

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

09 42 39 0

Assunto