Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 63

No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio às formas de condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade, pecado, degeneração, doença. Falar do movimento LGBT implica, portanto, chamar a atenção para a sexualidade como fonte de estigmas, intolerância, opressão.

SIMÕES, J. Homossexualidade e movimento LGBT: estigma, diversidade e cidadania. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. Cidadania, um projeto em construção. São Paulo: Claro Enigma, 2012 (adaptado).

O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de

  1. organização sindical.
  2. participação partidária.
  3. manifestação religiosa.
  4. formação profissional.
  5. afirmação identitária.

Comentário da questão

O movimento social abordado no texto (os modernos movimentos LGBT) justifica-se pela defesa do direito de afirmação identitária, como assinala a alternativa representada pela letra E.  Não se trata, evidentemente, da luta pelo direito de organização sindical, nem pela participação partidária. Da mesma maneira, não se trata aqui da defesa da manifestação religiosa, e muito menos da formação profissional. Os movimentos LGBT estão relacionados com a luta pelo reconhecimento de identidades e pelo respeito à diversidade e à liberdade sexual.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

46 69 83 0

Assunto