Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão

Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões.

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.

Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o(a)

  1. integração de culturas distintas.
  2. avanço técnico das comunicações.
  3. quebra de barreiras alfandegárias.
  4. flexibilização de regras trabalhistas.
  5. desconcentração espacial da produção.

Comentário da questão

O advento do meio técnico científico-informacional se deu em função, fundamentalmente, dos avanços tecnológicos na produção e na comunicação. Nesse sentido, lugares distantes e distintos estão cada vez mais próximos face a velocidade com que a circulação no mundo atual ocorre, facilitando a remessa de recursos de um lugar para outro, independente da distância.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

19 28 23 36

Assunto

Globalização