Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 97

Fraudador é preso por emitir atestados com erro de português

Mais um erro de português leva um criminoso às mãos da policia. Desde 2003, M.O.P., de 37 anos, administrava a empresa MM, que falsificava boletins de ocorrência, carteiras profissionais e atestados de óbito, tudo para anular multas de trânsito. Amparado pela documentação fajuta de M.O.P., um motorista poderia alegar às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações que ultrapassou o limite de velocidade para levar uma parente que passou mal e morreu a caminho do hospital.

O esquema funcionou até setembro, quando M.O.P. foi indiciado. Atropelara a gramática. Havia emitido, por exemplo, um atestado de abril do ano passado em que estava escrito aneurisma “celebral” (com I no lugar de r) e “insuficiência” múltipla de órgãos (com um I desnecessário em “insuficiência” – além do fato de a expressão médica adequada ser “falência múltipla de órgãos”)

M.O.P. foi indiciado pela 2° Delegacia de Divisão de Crimes de Trânsito. Na casa do acusado, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, a polícia encontrou um computador com modelos de documentos.

Língua Portuguesa, n. 12, set. 2006 (adaptado).

O texto apresentado trata da prisão de um fraudador que emitia documentos com erros de escrita. Tendo em vista o assunto, a organização, bem como os recursos linguísticos, depreende-se que esse texto é um(a)

  1. conto, porque discute problemas existenciais e sociais de um fraudador.
  2. notícia, porque relata fatos que resultaram no indiciamento de um fraudador.
  3. crônica, porque narra o imprevisto que levou a polícia a prender um fraudador.
  4. editorial, porque opina sobre aspectos linguísticos dos documentos redigidos por um fraudador.
  5. piada, porque narra o fato engraçado de um fraudador descoberto pela polícia por causa de erros de grafia.

Comentário da questão

O texto em questão tem o objetivo de informar o leitor sobre a prisão de um homem que fraudava documentos como atestados e boletins de ocorrência. Como o intuito do texto é informar de forma objetiva e impessoal, com o uso da norma culta, temos o exemplo de um texto jornalístico do gênero notícia.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

106 99 132

Assunto