Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 57

O ambiente marinho pode ser contaminado com rejeitos radioativos provenientes de testes com armas nucleares. Os materiais radioativos podem se acumular nos organismos. Por exemplo, o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao cálcio e pode substituir esse elemento nos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA. I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antrupogênios. Química Nova na Escola, n. 1. 1996 (adaptado).

Um pesquisador analisou as seguintes amostras coletadas em uma região marinha próxima a um local que manipula o estrôncio radioativo: coluna vertebral de tartarugas, concha de moluscos, endoesqueleto de ouriços-do-mar, sedimento de recife de corais e tentáculos de polvo.

 

Em qual das amostras analisadas a radioatividade foi menor?

  1. Concha de moluscos.
  2. Tentáculos de polvo.
  3. O sedimento de recife de corais.
  4. Coluna vertebral de tartarugas.
  5. Endoesqueleto de ouriços-do-mar.

Comentário da questão

A amostra com menor concentração será aquela que possui, originalmente, menos cálcio. Conchas, corais, vértebras e endoesqueleto são estruturas rígidas que necessitam de bastante cálcio para se formarem, logo estariam bastante contaminadas. Já os tentáculos de um polvo não estariam com altas concentrações de estrôncio-90 pois não possui esqueleto.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

82 68 80

Assunto

Impactos Ambientais

zoologia