Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 24

A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores de favelas, usam em seus discursos representações previamente formuladas pela sociedade e incorporadas nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam mas representações inventadas a respeito da favela e que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que nela residem.

RINALDI, A. Marginais, delinquentes e vítimas: um estudo sobre a representação da categoria favelado no tribunal do júri da cidade do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.

O estigma apontado no texto tem como consequência o(a)

  1. aumento da impunidade criminal.
  2. enfraquecimento dos direitos civis.
  3. distorção na representação política.
  4. crescimento dos índices de Criminalidade.
  5. ineficiência das medidas Socioeducativas.

Comentário da questão

O estigma que frequentemente é colocado sobre as pessoas que vivem em comunidades carentes gera um preconceito e afastamento tão grande desses cidadãos para o  “resto” da sociedade que  acaba contribuindo também para a não garantia dos direitos da cidadania mais básicos, como o direito de ir e vir (civil), de ter uma educação de qualidade (sociais), entre outros.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

02 11 26

Assunto