Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 06

Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química — eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda —, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Merseye do Tyne.

LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas nos primórdios da Revolução Industrial provocou a

  1. busca pela isenção de impostos.
  2. intensa qualificação da mão de obra.
  3. diminuição da distância dos mercados consumidores.
  4. concentração da produção em determinadas regiões do país.
  5. necessidade do desenvolvimento de sistemas de comunicação.

Comentário da questão

Uma das características da terceira revolução industrial foi a capacidade de desconcentrar indústrias em diversos países e territórios por meio do desenvolvimento dos meios de transporte e da tecnologia. Antigamente, contudo, as indústrias precisavam ficar localizadas próximas os locais de extração de matéria prima e deveriam dominar todo o setor produtivo de seu produto. Isso gerou concentração da produção em determinadas regiões do país. O desenvolvimento das estradas nesses locais para saída e chegada de material estimulou o crescimento de cidades e começou a favorecer a criação de outra malha urbana industrial posteriormente.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

10 22 40

Assunto