Questão 15

Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.

PELEGRINI, S. C.A.; PINHEIRO, A.P.(Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.

A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

  1. evolução de atividades artesanais herdadas do passado.
  2. representações sociais formadoras de identidades coletivas.
  3. mobilizações políticas criadoras de tradições culturais urbanas.
  4. hierarquização de festas folclóricas praticadas por grupos locais.
  5. formação escolar dos jovens para o trabalho realizado nas comunidades.

Comentário da questão

Trabalhar a questão do patrimônio cultural em comunidades carentes é uma boa ação educacional, na medida em que forma uma identidade coletiva e gera a valorização de culturas historicamente inferiorizadas.

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Gabarito da questão

Opção B

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Assunto