Questão 01

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto… Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON, In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

  1. Justificar a dominação estamental / revoltas camponestas.
  2. Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.
  3. Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.
  4. Controlar a exploração econômica / unificação monetária.
  5. Questionar a ordem divina / Reforma Católica.

Comentário da questão

O estamento social na Idade Média era inflexível e marcado pela seguinte ordem na pirâmide: a Igreja (Clero) no topo, representando cerca de 0,5% da sociedade; a Nobreza no meio, representando cerca de 1,5% da sociedade e os camponeses na base, representando cerca de 98% da sociedade. Era dos camponeses a responsabilidade pelo pagamento de todos os impostos, bancando a Nobreza e o Clero,  que legitimava todo o sistema, baseando-se em proposições religiosas.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

05 42 38 0

Assunto

Estamento social

Idade Média

Questão 01