Questão

O boato de que os lacres das latas de alumínio teriam um alto valor comercial levou muitas pessoas a juntarem esse material na expectativa de ganhar dinheiro com sua venda. As empresas fabricantes de alumínio esclarecem que isso não passa de uma “lenda urbana”, pois ao retirar o anel da lata, dificulta-se a reciclagem do alumínio. Como a liga do qual é feito o anel contém alto teor de magnésio, se ele não estiver junto com a lata, fica mais fácil ocorrer a oxidação do alumínio no forno. A tabela apresenta as semirreações e os valores de potencial padrão de redução de alguns metais:

Com base no texto e na tabela, que metais poderiam entrar na composição do anel das latas com a mesma função do magnésio, ou seja, proteger o alumínio da oxidação nos fornos e não deixar diminuir o rendimento da sua reciclagem?

  1. Somente o lítio, pois ele possui o menor potencial de redução.
  2. Somente o cobre, pois ele possui o maior potencial de redução.
  3. Somente o potássio, pois ele possui potencial de redução mais próximo do magnésio.
  4. Somente o cobre e o zinco, pois eles sofrem oxidação mais facilmente que o alumínio.
  5. Somente o lítio e o potássio, pois seus potenciais de redução são menores do que o do alumínio.

Comentário da questão

O magnésio é usado como metal de sacrifício nas latas de alumínio, ou seja, ele irá se oxidar antes da lata no processo de reciclagem. Para uma alternativa de material do anel das latinhas, é necessário que o metal tenha um potencial de oxidação maior que o do magnésio, ou então um potencial de redução menor. Como a tabela fornece os potenciais padrão de redução dos elementos, as únicas opções viáveis para a substituição do magnésio nos anéis é o lítio e o potássio.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

82 86 84 88

Assunto

Eletroquímica

Pilhas