Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 42

Uma gigante empresa taiwanesa do setor de tecnologia vai substituir parte de seus funcionários por um milhão de robôs em até três anos, segundo a agência de notícias chinesa. O objetivo é cortar despesas. Os robôs serão usados para fazer trabalhos simples e de rotina, como limpeza, soldagem e montagem, atividades que atualmente são feitas por funcionários. A empresa já tem 10 mil  robôs e o número deve chegar a 300 mil em 2012 e a um milhão em três anos.

Fabricante do Ipad vai trocar trabalhadores por um milhão de robôs em três anos. Disponível em: http://noticias.r7.com. Acesso em: 21 ago. 2011 (adaptado).

Em relação aos efeitos da decisão da empresa, uma divergência entre o empresário e os funcionários, no exemplo citado, encontra-se nos respectivos argumentos:

  1. Aumento da eficiência − Perda dos postos de trabalho.
  2. Reforço da produtividade − Ampliação das negociações.
  3. Diminuição dos custos − Redução da competitividade.
  4. Inovação dos investimentos − Flexibilização da produção.
  5. Racionalização do trabalho − Modernização das atividades.

Comentário da questão

A questão aborda o processo de substituição da mão de obra humana por máquinas, ocasionando assim o chamado desemprego estrutural e gerando divergência entre empregadores e empregados. Os primeiros defendem esse processo pois a longo prazo representa menores custos produtivos e aumento da eficiência e os segundos argumentam sobre a perda de postos de trabalho.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

0 0 0 0

Assunto