Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 04

A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto. In: Educando para a cidadania e a democracia. 6ª Jornada Interdisciplinar.
Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).

Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi

  1. defender a liberdade religiosa.
  2. controlar o genocídio racial.
  3. aprofundar a intolerância étnica.
  4. legitimar o expansionismo territorial.
  5. contestar o nacionalismo autoritário.

Comentário da questão

Hitler e seu governo foram um dos primeiros a fazer extenso uso das políticas de propaganda, para exaltar o regime ou diminuir seus inimigos o governo alemão financiou pesquisas na área da psicologia aplicada à comunicação e conseguiu manter o povo alemão sob controle.

 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

0 0 0 0

Assunto