Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 15

Na União Europeia, buscava-se coordenar políticas domésticas, primeiro no plano do carvão e do aço, e em seguida em várias áreas, inclusive infraestrutura e políticas sociais. E essa coordenação de ações estatais cresceu de tal maneira, que as políticas sociais e as macropolíticas passaram a ser coordenadas, para, finalmente, a própria política monetária vir a ser também objeto de coordenação com vistas à adoção de uma moeda única. No Mercosul, em vez de haver legislações e instituições comuns e coordenação de políticas domésticas, adotam-se regras claras e confiáveis para garantir o relacionamento econômico entre esses países.

ALBUQUERQUE, J. A. G. Relações internacionais contemporâneas: a ordem mundial depois da Guerra Fria. Petrópolis: Vozes, 2007 (adaptado).

Os aspectos destacados no texto que diferenciam os estágios dos processos de integração da União Europeia e do Mercosul são, respectivamente:

  1. Consolidação da interdependência econômica − aproximação comercial entre os países.
  2. Conjugação de políticas governamentais − enrijecimento do controle migratório.
  3. Criação de inter-relações sociais − articulação de políticas nacionais.
  4. Composição de estratégias de comércio exterior − homogeneização das políticas cambiais.
  5. Reconfiguração de fronteiras internacionais − padronização das tarifas externas.

Comentário da questão

Em um contexto de Globalização os países buscam formar agrupamentos que facilitem as trocas entre si. Estes agrupamentos podem assumir diferentes formatos e graus de relacionamento. Nesse sentido, a questão aborda a formação de um bloco econômico, União Europeia, e de uma organização intergovernamental, Mercosul, o primeiro associado a consolidação da interdependência econômica, a exemplo da criação de uma moeda única, o euro, e o segundo associado a aproximação comercial entre os países.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

0 0 0 0

Assunto