Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão

Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar.

GALILEI, G. Carta a Dom Benedetto Castelli. In: Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. São Paulo: Unesp, 2009 (adaptado).

O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Ofício, discute a relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que

  1. a bíblia, por registrar literalmente a palavra divina, apresenta a verdade dos fatos naturais, tornando-se guia para a ciência.
  2. o significado aparente daquilo que é lido acerca da natureza na bíblia constitui uma referência primeira.
  3. as diferentes exposições quanto ao significado das palavras bíblicas devem evitar confrontos com os dogmas da Igreja.
  4. a bíblia deve receber uma interpretação literal porque, desse modo, não será desviada a verdade natural.
  5. os intérpretes precisam propor, para as passagens bíblicas, sentidos que ultrapassem o significado imediato das palavras.

Comentário da questão

Diferente do que muitas vezes se pensa, Galileu não era ele próprio um homem hostil à religião. Ao contrário, como se nota nesta carta escrita trinta anos de seus problemas com a Inquisição, o filósofo italiano tinha a Bíblia em boa conta. Considerava, entretanto, que ela não deve servir como referência para a investigação da natureza, uma vez que isto é questão de razão, não de fé. Assim, dizia ele, quando uma descoberta científica certeira entrar em conflito com o significado literal de um trecho da Escritura, que se proponha uma interpretação mais simbólica e mística do referido trecho.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

0 0 29 0

Assunto