Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 21

Ao longo dos anos 1990, a luta pelas condições de circulação por parte das pessoas com necessidades especiais foi uma constante na sociedade. Tal mobilização ocasionou ações como o rebaixamento das calçadas, construção de rampas para acesso a pisos superiores, para possibilitar o acesso ao transporte coletivo, entre outras.

SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010.

As lutas pelo direito à acessibilidade, movidas, principalmente, a partir dos anos de 1990, visavam garantir a

  1. igualdade jurídica.
  2. inclusão social.
  3. participação política.
  4. distribuição de renda.
  5. liberdade de expressão.

Comentário da questão

Do ponto de vista dos direitos civis (igualdade perante a lei e livre expressão), os deficientes não se encontravam em posição de inferioridade social nos anos 90. Do mesmo modo, no que diz respeito aos direitos de participação política. Quanto à distribuição de renda, há deficientes ricos e deficientes pobres, como em outros grupos sociais. A questão, portanto, trata de inclusão social, isto é, de políticas de integração na sociedade para um grupo historicamente excluído, no caso, em sua capacidade de locomoção.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

0 0 0 0

Assunto