Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 32

Ao final do Ano da França no Brasil, aconteceu na Bahia um encontro único entre a bossa nova brasileira e a música francesa, no show do cantor e compositor baiano radicado na França, Paulo Costa. O show se chama “Toulouse em Bossa” por conta da versão da música Toulouse, de Claude Nougaro, que é uma espécie de hino deles, tal como é para nós Garota de Ipanema, explica Paulo Costa. Nougaro é famoso na França e conhecido por suas versões de músicas brasileiras, como O Que Será que Será e Berimbau.

Disponível em: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2010. (adaptado)

O que representam encontros como o ocorrido na Bahia em 2009 para o patrimônio cultural das sociedades brasileira e francesa?

  1. Ocasião para identificar qual das duas culturas é mais cosmopolita e deve ser difundida entre os demais países.
  2. Oportunidade de se apreciar a riqueza da diversidade cultural e a possibilidade de fazer dialogar culturas diferentes.
  3. Mostra das diferenças entre as duas culturas e o desconhecimento dos brasileiros em relação à cultura francesa.
  4. Demonstração da heterogeneidade das composições e da distância cultural entre os dois países.
  5. Tentativa de se evidenciar a semelhança linguística do francês e do português, com o intuito de unir as diferentes sociedades.

Comentário da questão

Apesar do termo técnico não aparecer, trata-se claramente de uma questão sobre aculturação, ou seja, sobre o encontro, contato e integração entre diversas culturas. Tal integração não se confunde necessariamente nem com fusão cultural, em que as diferenças se anulam, nem com o domínio de uma cultura sobre a outra, mas indica sim, como no caso do texto, a diminuição das distâncias entre os povos e a valorização da pluralidade.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

0 0 0 0

Assunto