Questão 85

Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura:

Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que

  1. a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.
  2. a energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.
  3. a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.
  4. a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.
  5. a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.

Comentário da questão

O processo feito pelo atleta é uma quase conservação de energia. Dizemos isso por que, apesar de desprezarmos as forças dissipativas, parte da energia desse movimento é transformada em trabalho interno musculares. Então procuraremos uma forma de conseguir o máximo possível de energia conservada.

Na etapa I, a energia mecânica do atleta se traduz em energia cinética (Ec=mv²/2)que será convertida em energia potencial gravitacional (Epgmgh) na etapa III.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

86 86 83 0

Assunto

Energia