Questão 50

Um dos problemas dos combustíveis que contêm carbono é que sua queima produz dióxido de carbono. Portanto, uma característica importante, ao se escolher um combustível, é analisar seu calor de combustão (Hcº)definido como a energia liberada na queima completa de um mol de combustível no estado padrão. O quadro seguinte relaciona algumas substâncias que contêm carbono e seu Hcº

Neste contexto, qual dos combustíveis, quando queimado completamente, libera mais dióxido de carbono no ambiente pela mesma quantidade de energia produzida?

  1. Benzeno.
  2. Metano.
  3. Glicose.
  4. Octano.
  5. Etanol.

Comentário da questão

Fixando uma quantidade de energia qualquer para todas as substâncias, faz-se uma regra de três e analisa-se quanto de energia foi produzida pela mesma quantidade com todas os combustíveis da tabela, veja o modelo utilizando a glicose:

balanceando a reação de combustão de 1 mol de glicose, produz-se 6 mol de CO2, pois a glicose tem 6 carbonos.

6 mol de CO2 —– 2808 KJ
X mol de CO2 —– 1 KJ

X= 0,0021 mol de CO2 (menor quantidade de CO2 produzida por uma mesma quantidade de KJ)

OBS: Essa mesma conta deve ser feita com todos os combustíveis substituindo-se apenas as quantidades em mol de CO2 produzidas em cada substância e sua energia liberada por mol de combustível, a menor quantidade produzida será a glicose.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

50 48 49 0

Assunto

Estequiometria

Termoquímica