Questão 79

Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido-fosfórico , substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente. A equação química seguinte representa esse processo:

Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de

  1. OH- , que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a direita.
  2. H+, que reage com as hidroxilas OH- , deslocando o equilíbrio para a direita.
  3. OH- , que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a esquerda.
  4. H+, que reage com as hidroxilas OH- , deslocando o equilíbrio para a esquerda.
  5. Ca2+, que reage com as hidroxilas OH- , deslocando o equilíbrio para a esquerda.

Comentário da questão

A ingestão de refrigerante, que contém ácido fosfórico, aumenta a concentração de H+, consequentemente diminuindo o pH do biofilme, fazendo com que o equilíbrio da reação de desloque para direita afim de produzir mais OH e reequilibrar o meio.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

75 76 80 0

Assunto

Equilíbrio Iônico