Questão

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da

  1. alta concentração de macrófagos.
  2. elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.
  3. aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.
  4. rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.
  5. presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

Comentário da questão

As vacinas possuem fragmentos do antígeno, o antígeno atenuado ou mesmo o antígeno morto, e esse material, ao entrar no organismo, desencadeia uma resposta imune. Essa resposta imune gera também um mecanismo de memória imunológica, o que fornece ao organismo uma maneira de ter reações rápidas a novas infecções por conta desse antígeno.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

53 58 58 55

Assunto

Imunização

Programa de Saúde