Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 14

O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluído, como é o espaço mundial contemporâneo?

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial.
São Paulo: UNESP, 2006

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para

  1. a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
  2. o alcance da racionalidade anticapitalista.
  3. a influência das grandes potências econômicas.
  4. a dissolução de blocos políticos regionais.
  5. o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

Comentário da questão

O mapa se propõem a espacializar as novas relações de poder na Nova Ordem Mundial, estabelecida no contexto pós Guerra Fria. A complexificação dessas relações fica visível no mapa chamado de nova “desordem” mundial. Ao analisar cuidadosamente essas relações, vemos que os países dominantes acabam por regular os demais aspectos e conceitos.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

44 44 14 0

Assunto

Geopolítica

Nova Ordem Mundial