Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 76

Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.

Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam

  1. facilidade em digerir todas as plantas desses locais.
  2. interação com as plantas hospedeiras da família Apocinaceae.
  3. adaptação para se alimentar de todas as plantas desses locais.
  4. voracidade indiscriminada por todas as plantas existentes nesses locais.
  5. especificidade pelas plantas da família Solanaceae existentes nesses locais.

Comentário da questão

Por senso comum, acredita-se que lagartas são animais generalistas, se alimentando de qualquer tipo de planta. No entanto, essa crença é contestada por pesquisas que mostram que esses animais se alimentam apenas de Solanaceae na região, tendo em vista que sua outra fonte de alimento, da Família Apocynaceae, é escassa.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

77 80 79 0

Assunto

Ecologia

Relações Ecológicas