Questão

Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um estético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183 ºC. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõem esta liga (o estanho puro funde a 232 ºC e o chumbo puro a 320 ºC), o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente.

Um lote contendo 5 amostras de solda estanho-chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados estão mostrados no quadro a seguir.

Com base no texto e na análise realizada pelo técnico, as amostras que atendem às normas internacionais são

  1. I e II.
  2. I e III.
  3. II e IV.
  4. III e V.
  5. IV e V.

Comentário da questão

Calcula-se a média ponderada de cada uma das amostra relacionando a porcentagem de estanho e chumbo,  em cada uma delas. Veja o exemplo com as amostras I e II :

Amostra I: d=(60 x 7,3)+(40 x 11,3)/100=8,9 g/ml (Não atende a norma)

Amostra II: d=(62 x 7,3)+(38 x 11,3)/100=8,82 g/ml (Atende a norma)

 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

54 52 56 56

Assunto

Unidades de concentração