Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão

A taxa de inflação é um índice que aponta, em percentuais, a evolução média dos preços de mercadorias e serviços. Entretanto, cada família percebe a variação dos preços de modo particular, pois o peso de cada item no seu orçamento é diferente. Assim, se o preço dos medicamentos sobe muito, o impacto da inflação para as famílias que têm mais idosos tende a ser maior. Se o preço dos alimentos cai, o impacto da inflação para as famílias mais pobres tende a ser menor, já que boa parte de seu orçamento é gasto em alimentação.

Disponível em: http://www.dieese.org.br (adaptado).

Considere que os salários de determinado grupo de pessoas crescem 10,0% ao ano, mas a inflação, para esse grupo, cresce 6,0% ao ano.

O aumento percentual do poder de compra, em dois anos, das pessoas que pertencem ao referido grupo, mais aproximado, será de

  1. 4,0%.
  2. 7,7%.
  3. 8,0%.
  4. 8,6%.
  5. 14,0%.

Comentário da questão

Poder de compra pode ser calculado como a razão entre o salário e o custo, já que representa quantos custos se pode ter com um dado salário. Então, sendo S o salário e C o custo, temos que o poder de compra inicial é Po = S/C.

Se há um aumento anual do salário em 10%, então a cada ano temos 1,1S. O mesmo acontece para o custo, que há um aumento de 6% e a cada ano teremos 1,06C. Como são dois anos, podemos dizer que o poder de compra final é dado por P = (1,1)²S/(1,06)²C.

Calculando, temos que P = 1,0769(S/C) ~ 1,077.Po. Logo, o aumento foi de 7,7%.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

0 0 155 0

Assunto

Porcentagem