Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão

Nas sociedades urbanas, desde que nascemos, estamos imersos em um ambiente dominado pela tecnologia da informação e da comunicação e por produtos tecnológicos como o rádio, a TV, o cinema e a internet, com os quais criamos redes sociais via web, MSN, sites de relacionamento e Orkut. Utilizamos a tecnologia tanto para entrar em contato com amigos, quanto para o trabalho e para operações comerciais. Enquanto circulamos pelas cidades, nossos sentidos são tomados por informações medidas pela tecnologia, estampadas em outdoors, cartazes e bancas de jornais.

De acordo com o texto, a vida moderna é profundamente influenciada pela tecnologia da informação e da comunicação. Com base nessa assertiva, conclui-se que as pessoas

  1. passaram a se relacionar com os amigos exclusivamente por meio da tecnologia de informação e comunicação.
  2. se encontram imersas em um mundo que promove um rápido fluxo de informação, o que afeta suas relações sociais.
  3. perdem a capacidade de se comunicar de outras maneiras, ficando limitadas ao ambiente virtual em suas relações sociais.
  4. se familiarizam completamente com as tecnologias na vida adulta, quando passam a consumir mais produtos tecnológicos.
  5. dão mais importância ao MSN, aos sites de relacionamento e ao Orkut que a outras maneiras de se informarem e de se comunicarem.

Comentário da questão

O texto se inicia com a listagem dos diversos momentos em que o homem lida com a tecnologia em seu dia-a-dia e, logo depois, aponta como ela está presente em vários âmbitos, seja do trabalho, seja no lazer. Assim, podemos concluir que se trata de uma realidade em que as pessoas vivem em meio a um imenso fluxo de informações e, por isso, acabam perdendo habilidades sociais. Assim, a alternativa correta é a letra B.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

0 0 127 0

Assunto