Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão

Do ponto de vista fisiológico, anticorpos são moléculas proteicas produzidas e secretadas por células do sistema imune de mamíferos, conhecidas como linfócitos B. Reconhecem e atacam alvos moleculares específicos, os antígenos, presentes em agentes invasores, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos e células tumorais. Atualmente, algumas empresas brasileiras de biotecnologia vêm desenvolvendo anticorpos em laboratório. Um dos primeiros produtos é utilizado para detecção precoce da ferrugem asiática da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, capaz de dizimar plantações. Há ainda a produção de kits para fins de pesquisa e diagnóstico de antígenos específicos de interesse para a saúde pública, como hepatite A, B e C, leptospirose e febre amarela.

VASCONCELOS,Y. In: Anticorpos de valor. Pesquisa FAPESP. N° 170, abr. 2010 (adaptado)

O desenvolvimento de anticorpos específicos por empresas de biotecnologia será benéfico para a saúde pública, porque proporcionará

  1. a vacinação em massa da população.
  2. a cura de doenças por meio da terapia gênica.
  3. a fabricação de um medicamento que seja mutagênico para os vírus.
  4. o tratamento de doenças nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.
  5. o desenvolvimento de um único fármaco que combata diversos parasitas.

Comentário da questão

Os anticorpos específicos agem mais rapidamente e com maior intensidade. A saúde pública se beneficiará pois, com o tratamento específico e em estágios iniciais, a probabilidade do resultado ser eficaz é muito maior.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

0 0 65 0

Assunto