Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão

As modificações naturais e artificiais na cobertura vegetal das bacias hidrográficas influenciam o seu comportamento hidrológico. A alteração da superfície da bacia tem impactos significativos sobre o escoamento. Esse impacto normalmente é caracterizado quanto ao efeito que provoca no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazão média.

TUCCI, C.E.M.; CLARKE, R.T. Impacto das mudanças da cobertura vegetal no escoamento: erosão. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. V. 2, n°. 1 jan./jun. 1997 (fragmento).

Ao analisar três rios com coberturas vegetais distintas ― agrícola, floresta regenerada e floresta natural ― de uma mesma bacia hidrográfica, após uma mesma precipitação, conclui-se que a vegetação é fundamental no comportamento da vazão dos rios, uma vez que a

  1. cobertura mais densa no ambiente agrícola proporciona o menor pico de vazão.
  2. cobertura mais espaçada na floresta natural ocasiona o maior pico de vazão.
  3. floresta regenerada, por possuir mais densidade de biomassa, possui o menor pico de vazão.
  4. vegetação agrícola proporciona o mais demorado e o segundo maior pico de vazão.
  5. vegetação de floresta natural possui o menor pico de vazão.

Comentário da questão

Podemos definir pico de vazão como quantidade de água que passa por um determinado rio num período de tempo. Com esse conceito é possível aplicar isso na relação com a vegetação, visto que no local que possui a floresta nativa a água tende a infiltrar-se mais i para o subsolo, diminuindo consequentemente o pico de vazão.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

0 0 36 0

Assunto

Recursos Hídricos